JUSTIFICATIVA


Cleide Aparecida Mendes Machado nasceu em Pirassununga/SP, em 15 de maio, data em que se comemora o Dia da Assistente Social, sua atual profissão. 

Vindo de uma Família de oito filhos, de pai militar e mãe dona de casa, enfrentou uma fatalidade quando sua irmã perdeu a visão por causa de uma cirurgia mal feita. 

A partir daí, Cleide cuidou para que ela estudasse braille, tivesse uma profissão,o que garantiu que sempre fosse independente, trabalhasse, morasse sozinha, retornando aos cuidados da Cleide até falecer devido a um câncer.

Dedicada ao aprendizado, fez curso de cabeleireira no Senac e de reflexologia com o professor Erick Mota, no início da década de 90, em São Paulo. Concluiu ainda o curso de Técnico em Enfermagem em Santa Catarina, e de Assistência Social em Sorocaba, onde também estudou Gerontologia.

No ano 2000, fundou o Ibrapper – Instituto Brasileiro de Apoio e Pesquisas a Pacientes Oncológicos em Reflexologias – que oferece, através do projeto “Terapias Complementares e Integrativas a Pacientes Oncológicos, Ostomizados e Familiares”, de modo voluntário, apoio nas áreas da saúde, social e terapêutica às pessoas acometidas de câncer em situação de vulnerabilidade social.

Em 2015 o instituto passou a ser uma ONG, atendendo atualmente no 220 pacientes da cidade de Sorocaba e demais regiões totalizando 310 pacientes no mês. 

Atualmente Cleide ajuda esses pacientes a ter qualidade de vida com as terapias Integrativas e ministra aulas de terapias integrativas e complementares.

Cleide divide seu tempo entre a família: o marido Roberto Machado e o filho Anderson Machado, e pessoas que precisam de apoio na saúde. 

Pelos motivos acima citados, peço aos nobres pares que aprovem esse reconhecimento justo a esta cidadã que tanto fez e faz por Sorocaba.